Páginas

Consulte o Taverneiro

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

New:Dia D RPG

Em único fim de semana, nos dias 11 e 12 de Setembro de 2010, acontecerá o maior evento de RPG do Brasil, simultâneamente em 11 cidades!



APRESENTAÇÃO

Ocorrendo desde 2007, o Dia D RPG segue sua caminhada, consolidando-se cada vez mais no calendário RPGístico do Brasil.
Nos dias 11 e 12 de setembro de 201011 cidades brasileiras se unirão para a realização de diversas atividades integradas e outras tantas desenvolvidas individualmente por cada cidade, tudo visando a diversão saudável, interação, troca de experiências e esclarecimento das dúvidas relacionadas a esse fantástico universo, ainda desconhecido por muitos.
Na entrada será pedido 1kg de alimento não-perecível. Os participantes que doarem concorrerão à brindes especiais. Cada organizador, das 11 cidades participantes, escolheu uma instituição que receberá os donativos.


CIDADES PARTICIPANTES
A programação, regras, lista de atividades, entre outras informações de cada cidade, estão disponíveis no site oficial do evento: www.diadrpg.org

●  Acaraú – Ceará
●  Araraquara – São Paulo
●  Belém – Pará
●  Campina Grande – Paraíba
●  Cariri – Ceará
●  Fortaleza – Ceará
●  Macapá – Amapá
●  Recife – Pernambuco
●  Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
●  Salvador – Bahia
●  São Luís – Maranhão




VIDEOCONFERÊNCIAS
As videoconferências serão transmitidas simultaneamente todas as cidades participantes

Vídeo-conferência com o convidado internacional Matt Wilson, um premiado ilustrador de fantasia e ficção científica, artista conceitual, designer de jogos, e construtor de mundos. Desde 1995, a sua visão artística deu vida à livros e jogos, sendo ele responsável pela criação de vários mundos. Suas propriedades intelectuais têm sido exploradas por fãs de todas as coisas fantásticas de todo o planeta. Ele é o proprietário e Chefe Criativo da Privateer Press, Inc., uma editora de grande sucesso em boardgames de miniaturas, jogos de RPG, jogos de cartas e jogos de tabuleiro, incluindo marcas muito conhecidas, como Warmachine ® e MONSTERPOCALYPSE ®.

Um contador de histórias no coração, Matt fixou seu olhar criativo sobre um novo meio de expressão artística: filme. Invocando a sua experiência como artista visual e como diretor de talento criativo, Matt fundou a Mad Plan ProductionsTM, como um veículo com o qual se aventura no reino inspirador de filmes onde ele aguarda com expectativa as suas histórias e personagens ganharem vida na tela .






ATIVIDADES

Diversas atividades locais estão programadas como: exibições de animes, mesas de RPG, demonstrações de jogos, vídeo games, Torneios de Card games, desfiles de fantasias, desafios, concursos, entre tantas outras. Dentre as atividades nacionais destacamos:

D&D Game Day - Red Box - Lançamento da Linha Essentials - Aguardado ansiosamente por todos os fãs de Dungeons & Dragons

Desafio D&D Brasil – Online - 11 grupos, um cidade, estarão conectados via internet para concorrerem ao título do 3º Campeonato Brasileiro do Desafio D&D on-line. O cenário do jogo é o aclamado Mutantes & Malfeitores, lançado pela Editora Jambô.

Torneio de D&D miniaturas - um convite para jogar com as regras semelhantes à quarta edição do sistema D&D.


SERVIÇO: DIA D RPG

DATA: 11 E 12 DE SETEMBRO DE 2010

ENTRADA: DOAÇÃO 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL SERÁ PREMIADA

SITE OFICIAL: www.diadrpg.org - Com programação, informações gerais, regras e inscrições das atividades de cada cidade:

CONTATOS:
DIREÇÃO GERAL: Cassiano Oliveira – Fone: (85) 8827-4011 begin_of_the_skype_highlighting              (85) 8827-4011      end_of_the_skype_highlighting E-mail: cassianoliveira@gmail.com
SEC. COMUNICAÇÃO: Jânio do Nascimento - E-mail: lynx20@gmail.com




ANEXO

COMO SURGIU O RPG

O RPG, do inglês Role-Playing Game, que significa Jogo de Interpretação de Papéis, se popularizou através do livro Dungeons & Dragons. O sucesso de vendas superou qualquer expectativa, por ter ido além dos jogadores tradicionais, atraindo inúmeros fãs da literatura de ficção e fantasia, que podiam participar de aventuras interpretando personagens nos cenários da obra. Rapidamente se espalhou pelo mundo, virando numa nova moda por reunir grupos, dos 12 aos 80 anos, que vivenciam histórias ficcionais, adaptações literárias ou fatos contemporâneos.
No Brasil, essa forma de bom divertimento ganhou destaque a 18 anos na cidade de São Paulo, com a realização anual do maior evento de RPG na América Latina. Não demorou muito para atrair milhares de pessoas. Os primeiros livros de RPG disponíveis no mercado nacional, apesar de serem em inglês, tomaram conta do imaginário, estimulando a diversão em grupo. Hoje é impossível definir em números exatos quantos são os jogadores em todo país.

COMO O RPG FUNCIONA

A experiência que passa de pessoa a pessoa é a fonte a que recorreram todos os narradores. E, entre as narrativas escritas, as melhores são as que menos se distinguem das histórias orais contadas pelos inúmeros narradores anônimos.  — Walter Benjamim. O Narrador. 1936.

O RPG não é exatamente um jogo. É a arte de contar histórias ou aventuras, uma brincadeira de faz-de-conta que acontece em grupo, geralmente ao redor de uma mesa, onde são criadas personagens e narrativas guiadas por um conjunto de regras. Cada jogador interpreta uma personagem protagonista; um dos jogadores mais experientes representa o Narrador cujo papel é propor uma missão ou aventura para o grupo, controlando todo do o universo da história: figurantes, cenários, tempo, etc. O que diferencia fundamentalmente os RPGs dos outros jogos é a ausência de vencedores e perdedores. Os jogadores não competem entre si, mas cooperam em busca de vencer os desafios propostos pelo Narrador.

RPG NA EDUCAÇÃO

O crescente interesse pela leitura e pela pesquisa para poder jogar, chamou a atenção de educadores. Observando os jogadores, os professores descobriram que uma aventura de RPG estimula características importantes, igualmente necessárias em sala de aula, como o trabalho em grupo de forma cooperativa e interativa, concentração e incentivo à pesquisa. O RPG mostrou-se como uma nova opção de fixar conteúdos integrados ao currículo escolar. Mas faltava conhecimento sobre regras, sistemática e adaptação de textos. Foi para suprir essas necessidades que foi fundada a ONG Ludus Culturalis (http://www.ludusculturalis.org.br/), responsável pela criação e organização do Simpósio RPG e Educação, totalmente voltado para professores e alunos.
Assim, o RPG - uma brincadeira de contar histórias e interpretar personagens - entrou em centenas de escolas públicas e privadas, transformando-se numa ferramenta facilitadora para o aprendizado.
________________________________________________________________________________________
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO - JANIO LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário